terça-feira, 10 de julho de 2007

IRRIGAÇÃO DE PASTAGENS

EM PORTO ALEGRE RS , EXECUTAMOS A IRRIGAÇÃO DE 20 HECTARES DE PASTAGEM PARA UM HARAS QUE CRIA CAVALOS DE SALTO. O SISTEMA BÁSICO UTILIZA ASPERSOR CANHÃO PLONA PS-30 ,COM BOCAL 28 mm , PRESSÃO DE SERVIÇO DE 60 MCA , ALCANCE DE 52 METROS . O SISTEMA FOI MONTADO SOBRE UM CARRINHO SEMI-FIXO FABRICADO PELA IRRIGAÇÃO PENÁPOLIS , O QUE FACILITA MUITO A TROCA E DESLOCAMENTO DE POSIÇÃO POR UMA PESSOA.
O SISTEMA APLICA 52,5 M³ DE ÁGUA POR HORA E TRABALHANDO 2 HORAS , APLICA 25 mm DE LÂMINA LÍQUIDA EM 0,36 HA.

CONSIDERANDO 6 TROCAS POR DIA E 5 DIAS NA SEMANA DE TURNO , ESSE SIS TEMA IRRIGA UMA ÁREA DE 11 HECTARES , COM DOIS DIAS DE FOLGA NA SEMANA, MANTENDO UMA LÂMINA SEMANAL DE 25 mm.O SISTEMA UTILIZA BOMBA SCHNEIDER DE 25 CV E TUBULAÇÃO AÇO ZINCADO IRRIGAÇÃO PENÁPOLIS .



FOI INVESTIDO R$ 20.000,00 NO SISTEMA. DE ACORDO COM DADOS DE PESQUISA , NO ESTADO DE MINAS GERAIS , A PASTAGEM DE TIFTON PRODUZ 18 TONELADAS DE MATÉRIA SECA , DE INCREMENTO DE PRODUÇÃO EM RELAÇÃO A MÉDIA DE SEQUEIRO , NO PERÍODO PRIMAVERA-VERÃO.

ABAIXO , VEMOS UMA FOTO DO REFERIDO EXPERIMENTO , COM TIFTON IRRIGADO , COM DADOS DE INCREMENTO DE 18 TON DE MATÉRIA SECA/HA

A VIABILIDADE ECONOMICA DO SISTEMA ESTÁ MOSTRADA ABAIXO. NOSSO SOFTWARE DE DIMENSIONAMENTO , CALCULA O CUSTO TOTAL DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA , INCLUSIVE DEPRECIAÇÃO , DIESEL E MÃO DE OBRA :

NESTE CASO , TEMOS UM CUSTO TOTAL DE R$ 479,36 por hectare/ANO E PARA UM INCREMENTO DE 18 TON DE MATÉRIA SECA O CUSTO SERÁ DE 2,7 CENTAVOS DE REAL POR QUILO , COM O USO DA IRRIGAÇÃO.

2 comentários:

sergio oliveira disse...

Gostaria de um projeto para irrigar pastagens através de canhoões

Rodrigo disse...

Gostaria de um projeto. 53 9141-6806